Home Sobre Contato Lojinha Image Map

8 Oh Iza, pra que serve esse pincel? - Guia Básico de Pincéis de Maquiagem

Já tinha algum tempo que estava querendo fazer um post sobre guia de pincéis pra vocês e finalmente hoje tive coragem de fazer. Eu quero que fique bem claro, que eu nunca fiz curso de maquiagem e tudo que vou "ensinar" pra vocês hoje é fruto de leituras sobre o assunto em blogs e vendo muito tutorial de maquiagem.
Fonte da foto: Getty Images/ Por: Marianne LoMonaco

Eu pensei bastante antes de fazer esse guia, pois na minha opinião podemos adaptar tudo de acordo com nossas necessidades e gostos. E pincéis em especial é algo muito pessoal, claro que você não vai usar um pincel de pó para aplicar sombra, mas eu posso usar um pincel de blush pra fazer contorno, posso usar um pincel pra marcar o côncavo pra aplicar o corretivo e assim por diante, mas é algo que você que vai decidir o trabalho que tal pincel vai realizar na sua maquiagem, de acordo com a sua face. Entenderam?

Eu vou mostrar apenas alguns pincéis, apenas os mais comuns e os mais básicos. O mercado está repleto de  diversos pincéis, com diferentes formatos e diferentes funções. Não dava pra eu colocar todos os pincéis de sombra e de face que existem aqui no post, porque realmente são MUITOS. Mas separei alguns, deixarei fotos no final do post.

Vamos começar com os pincéis que usamos para preparar a nossa pele...

PINCEL PARA BASE 

É o famoso língua de gato, só conheço apenas dois formatos desse tipo de pincel, como vocês puderam ver na foto acima. O  primeiro é o mais comuns, várias marcas populares possuem ele nesse formato. E o mais quadradinho acredito que seja mais difícil de encontrar, até agora só conheço o da Make B e o da M.A.C.

* Este pincel também pode ser usado para corretivo (utilizando para cobrir as olheiras), dependendo do tamanho do pincel. Ou seja, ele tem que ser proporcional ao tamanho das suas olheiras. 

PINCEL PARA CORRETIVO
É bem parecido com o de base, é como se fosse um mini língua de gato. 

* Tanto o de corretivo, quando o de base têm que ser feitos com cerdas sintéticas.

PINCEL PARA PÓ
É aquele famoso pincel fofão, que geralmente nos kits vêm dois, um maiorzinho que é o de pó e o menorzinho  para blush. 
Na minha opinião quanto maior e mais macio ele for, melhor. Já vi blogueiras falando que o pincel para pó tem que ser pequeno (mais ou menos do tamanho do de blush), pois não deve passar pó no rosto todo e sim apenas na zona "T" (testa, nariz e queixo). Porém, eu não penso dessa forma acho super necessário passar o pó no rosto inteiro para assentar a base e pra mim é essencial fazer isso após a base e corretivo, pois minha pele é oleosa. 

PINCEL KABUKI 
Nada mais é do que um pincel com o cabo curto, existem outros formatos de pincel kabuki, porém esse é o mais comum. Fiquei sabendo que eles não são muito bons para aplicar blush, por ele ser mais denso que os outros pincéis ele iria concentrar demais o produto e na hora de aplicar o blush ficaríamos com aquela velha chinelada na cara.
Eu tenho um xinguilingue e minha irmã tem um da Água de Cheiro e ambos são bem densos, não uso para passar blush, apenas para pó e dar uma esfumada no blush quando fica muito forte. 

PINCEL DUO FIBER

Como o próprio nome diz, ele possui duas fibras. Ou seja, uma parte do pincel é feita por cerdas sintéticas e outras naturais. Tem muitos pinceis por aí, que os fabricantes só fazem modificar a cor das cerdas para que o comprador pense que é duo fiber, mas na verdade não é.
Ele é ideal para passar base, deixando um efeito mais natural na pele. Mas muitas blogueiras além de aplicar base líquida, aplicam base em pó, pó compacto/solto e até mesmo blush. Existem vários tamanhos de duo fiber, porém nunca encontrei nenhuma marca brasileira que produza de vários tamanhos. 

PINCEL PARA BLUSH

É igual ao um pincel de pó só que menor, também temos essa versão chanfrada que até acho melhor para aplicar o blush. 

* O pincel que geralmente as pessoas usam para aplicar BRONZEADOR para fazer contorno do rosto é um de blush (normal ou chanfrado), porque eles são mais precisos que o de pó. 

PINCEL VASSOURINHA

A função desse pincel é um mistério para várias pessoas, ele geralmente vêm em todos os kits e acho que 90% das pessoas se possuem não sabe qual é a sua função e aquelas que sabem, acabam não o utilizando. Ele serve para limpar resíduos que ficam na sua pele após você ter aplicado sua sombra/glitter e para passar iluminador.

Vamos agora  a parte mais legal e com mais variedades que são os pinceis para olhos/sombras!

PINCEL PARA APLICAR SOMBRA

Nada mais é que um pincel meio achatadinho com as cerdas fofinhas. Esse tipo de pincel é adequado para depositar a sombra nas pálpebras.

PINCEL PARA ESFUMAR
Vocês vão encontrar esse tipo de pincel em basicamente dois modelos, o que parece um rabo de cavalo e os que são mais redondinhos. 
Os que são mais redondinhos (que também são chamados de pincel caneta) são mais adequados para marcar o côncavo e os em forma de rabo de cavalo são essenciais para esfumar, eles são menos densos que os caneta e mais molhinhos.
Eu ainda não encontrei um "rabo de cavalo" na nossas marcas populares, então o pincel que uso para esfumar minhas sombras é um da Macrilan que é nesse estilo mais redondinho e mais denso e consigo fazer o que preciso com ele. Claro que com o outro seria bem mais fácil esfumar, mas quando não se tem o "certo" a gente adapta. 

PINCEL PARA DELINEADOR 
Eles são necessários quando se tem um delineador em creme ou em gel. São basicamente dois modelos, o mais comum é o chanfrado, ele tem que ser bem firme para que se possar fazer um delineado descente. E também temos esse que é mais fininho, dando então mais precisão na hora de fazer o delineado.

* Também pode ser encontrado um que seja durinho, mas que não seja chanfrado. 
* O pincel chanfrado pode também ser usado para corrigir a sobrancelha, quando se tem uma sombra da cor da sua sobrancelha ou aquele conjuntinhos de sombras específicos para esse tipo de correção/preenchimento. 

PINCEL PARA LÁBIOS
Até hoje só conheci dois pincel para lábios, um que faz o contorno que é esse mais fininho e outro para preencher esse contorno que parece um pincel língua de gato só que bem menor. 
Esse tipo de pincel é ideal para maquiadoras, já que não se pode passar o batom diretamente da bala para os lábios da suas clientes. 

Bem meninas são basicamente esses pincéis que vocês precisam ter alguma noção do uso, agora vou mostrar a vocês alguns outros pinceis que são mais diferentes do que estamos acostumadas a ver.

FACE
Número 1: Lembram que eu falei que existiam vários modelos de Kabuki? Então esses são os que eu conheço, são da Eco Tools. Estou doidinha pra adquiri-los só falta o mais importante: Money! haha.
Número 2: Esse é um Duo Fiber pequenininho, dando então mais precisão na hora de preparar a sua pele. Ou para passar corretivo, bronzer, iluminador. Enfim, ideal para a sua necessidade!
Número 3: Esse é o Kit Synthetic Kabuki da Sigma, eles são para face. E vocês percebem que eles são diferentes dos pinceis que mostrei, não é? O kit possui 5 pincéis, entre eles o famoso e tão desejado F80 - Flat Kauki. 
Número 4: Outro Kit da Sigma, esse daí é o Kit Synthetic Precision, também possui 5 pinceis e todos são para face. Eles são menores justamente pare serem mais precisos, chegar em áreas onde o pincel maior tem dificuldade aplicar o produto.

OLHOS
Número 5: Esse pincel é um da Contém 1g, minha irmã o comprou pra usar como pincel de corretivo, mas ele não serve muito para quem tem olheiras grandes, ele é ideal para tem espinhas. Mas também podemos marcar o côncavo e até mesmo esfumar (porém haja paciência, porque ele é bem denso).
Número 6: Perceberam que ele é bem parecido com um pincel de esfumar rabo de cavalo só que com a pontinha mais fina? Ele é extremamente preciso, pois ele vai concentra a sombra em apenas um ponto. Deve ser ótimo pra fazer aqueles degradês de sombra marrom com preta. (E45 - Small Tapered Blending)
Número 7: Esse pincel é o aquele que falei que é para delinear, só que não é chanfrado igual aos comuns. Ele também serve para passar sombra rente aos cílios inferiores, pra da aquela velha assentada no lápis de olho e dar um efeito de olhar mais aberto. (E15 - Flat Definer da Sigma)
Número 8: Esse também é um pincel caneta, ele é menorzinho dando mais precisão na hora de maquiar. Ele serve pra esfumar o lápis que você passar na pálpebra (como delineador), serve para dar uma esfumada mais precisa e para iluminar o canto interno da pálpebra. (E30 - Pencil da Sigma) 
Número 9: Ele também é um pincel de aplicar sombra, só que mais achatadinho e menorzinho. Ou seja, ele vai deixar sua sombra mais concentrada. Ele também é ótimo para esfumar o lápis rente aos cílios inferiores. (E20 - Short Shader da Sigma)
Número 10: Esse pincel também é pra aplicar sombra só que é bem maior do que mostrei acima. (E50 - Large Fluff da Sigma)
Número 11: O famoso pincel de esponjinha. Tem várias pessoas que não gostam de usá-lo, mas eu particularmente amo! 

É isso meninas, se vocês quiserem que eu disponibilize as marcas que fabricam cada pincel e onde vocês poderão futuramente comprar, é só me pedirem aqui nos comentários que eu faço isso lá na Fã Page.

Lembrem de ir lá no curtir e clicar no "Obter notificações" e "Mostrar no Feed de notícias". Por favor meninas, façam isso!

Beijão e até o próximo post!

8 comentários:

Obrigada por comentar! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tudo Que Meninas Gostam © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.