Home Sobre Contato Lojinha Image Map

2 QUARTA LITERÁRIA COM VITÓRIA | TOP 10: Dicas para começar a ler

    Olá, meninas! Vim aqui para conversar com vocês sobre o meu “hobby” favorito: LEITURA! Mais vezes vocês terão alguns posts sobre livros aqui, e para começar, hoje vou falar sobre uma das perguntas mais frequentes que me fazem: como começar a ler?
    Primeiramente, não se tem uma receita que faça água virar vinho quando se trata de leitura. É um hábito que se constrói com o tempo e um pouquinho de disciplina. Mas tem algumas dicas que vou compartilhar com vocês que facilitam, e MUITO, na hora de dar o pontapé inicial.

1- Procure o seu estilo.
Tente definir qual o gênero que mais lhe atrai. É importante que você queira ler o livro que escolher, que seja o tipo que agrade. Seja um romântico ou ação, um mais adulto ou ficção científica, juvenil ou histórico... Tente definir também se você gosta mais de romances, poemas, prosas, contos... Isso também ajuda. Escolha o mais fácil e a leitura se tornará muito mais legal.

2- Leia todos os dias!
Não dá para criar hábito se não praticar. Leia TODOS os dias! Sejam algumas páginas antes de dormir ou até mesmo um ou dois capítulos por dia. O importante é não abandonar a leitura no meio.

3- Defina seu ambiente.
É legal que você ache um lugar legal para ler. Pode ser qualquer lugar, desde que seja bem iluminado!

4- Visite ambientes que te inspirem a ler!
É legal você visitar a biblioteca da sua cidade, escola/faculdade e também livrarias, assim você pode ficar sabendo dos livros que estão sendo mais vendidos e isso pode ajudar na hora de comprar algum (confie nos famosos, quando são bem vendidos, geralmente são bons).

5- Use a Internet a seu favor.
Antes de escolher qual livro ler ou comprar, visite os sites ou fan pages das Editoras e saiba dos lançamentos do mês. Outra alternativa legal é visitar blogs literários (por que será, né Vitória? :p) e procurar resenhas.

6- Use a leitura para sair do tédio.
Muitas vezes no cotidiano a gente acaba se ocupando com muitas coisas que nos fazem ficar no tédio, como fila de banco, espera em consultório médico, enfim. Tenha um livro na bolsa e as horas de espera vão se tornar muito mais produtivas e até agradáveis!

7- Converse sobre seus livros.
Troque ideias com pessoas que gostem de ler e fale sobre o livro que está lendo. É sempre bom receber novas indicações.

8- Anote Citações e novas palavras.
Por meio da leitura, nós conseguimos enriquecer e muito o nosso vocabulário, então, sempre que surgir uma palavra nova, anote-a em um caderno e procure o que significa. Anotar citações também é legal, porque fará você lembrar sempre das partes que mais gostou do livro.

9- Largue o celular, criatura!
Se você está tentando se concentrar na leitura e o celular fica apitando o whatsapp toda hora, não vai dar, né? Na hora de ler, tente ficar afastada do celular ou colocá-lo no silencioso.
10- Não deixe os detalhes passarem!!
Leia com atenção, às vezes um detalhe faz toda a diferença. Algumas pessoas têm facilidade em ler rápido, mas isso não adianta nada se você não aprecia a história e não percebe como os fatos aconteceram até o desfecho da trama.

    Algumas pessoas gostam de ler ouvindo música, outras preferem o silêncio total. Lembrando que as dicas que dei são só alguns passos que podem ajudar, mas vocês não precisam seguir tudo à risca, igualzinho a como está no post. Faça com que a leitura seja algo agradável e não forçado.
   Enfim meninas, é isso. Espero que tenham gostado. No próximo post eu vou deixar indicações de livros que podem ajudar vocês a começar a ler, dependendo do gênero que vocês tenham escolhido. Convido vocês a acessarem O Caderno de Capitu (ocadernodecapitu.wordpress.com) e me conhecer mais um pouquinho.

Beijos, boa leitura e até a próxima!

2 comentários:

Obrigada por comentar! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tudo Que Meninas Gostam © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.