Home Sobre Contato Lojinha Image Map

0 Quarta Literária com Vitória | Volta às Aulas 2015: Rotina de Estudos vs. Leitura‏

Olá, meninas! Mais um ano letivo começando, né? E aí, empolgadas?
 Iza já mostrou os materiais dela lá no canal do blog e hoje eu vim falar um pouquinho com vocês sobre o tempo mesmo de estudar sem deixar de lado a leitura, que muitas vezes nos ajuda até a esquecer mais o estresse do cotidiano.
     No segundo semestre do ano passado eu falei lá no meu blog um pouquinho da minha correria. Eu tinha acabado de voltar para as minhas aulas da faculdade e nesse semestre comecei a fazer curso de inglês, e aí com tanto conteúdo para estudar, eu percebi que já estava sem tempo para minhas leituras não-acadêmicas. Primeiro, meu problema era comprar mais livros e não ler os que já tinha, mas parei de comprar e fiz a tbr jar pra me ajudar a escolher as próximas leituras. Só que eu não contava com o desafio do tempo…
Eu venho tentando um método que eu já tentei fazer na época do colégio e não era muito eficaz, mas agora a rotina é outra, então, por que não? E seis meses depois, acreditem: o semestre foi muito corrido, mas tá dando certo! São 3 pequenas dicas para não deixar de lado nem os estudos da faculdade/escola/cursinho e nem as nossas outras leituras.
     1. TENTE ORGANIZAR SEU TEMPO
    Um dos maiores problemas quando eu comecei a faculdade foi me organizar. Primeiro, porque eu não estava acostumada a estudar pela noite, já que sempre estudei pela manhã na escola. O legal é que você reserve um tempo do seu dia para cada coisa que você for fazer. Estipule horários para seus estudos; esporte ou alguma outra atividade que você faça; outras leituras… Ah, para dormir também. A noite foi feita para dormir, o dia para produzir (mesmo que você seja uma corujinha como eu e tenha insônia, estipule horários). Mas sem pressão, hein? Não tente cobrar muito de você mesmo e nem seja rigoroso demais em relação a um horário exato, porque aí game over pro seu método, que vai ficar muito chato de cumprir.
     2. ACUMULAÇÃO: Desista
     Uma coisa de cada vez. Se tem um troço que não dá certo é acumular matéria. Se você está com material pendente para estudar, vá colocando em dia aproveitando as brechas nos horários e no final de semana. Infelizmente a gente tem que abrir mão de umas coisinhas, né? =/                                            Pronto. Agora que você já não tem mais material pendente… POR FAVOR, NÃO FAÇA ISSO NOVAMENTE! Aí sim você terá tempo para ler e não vai precisar estudar aos domingos. Aliás, domingo não é dia de estudar. Todos precisamos de uma pausa… Se você estuda pela manhã, dê uma lida pela tarde no que o professor explicou. Se estuda à noite, faça isso no outro dia pela manhã, ou na madrugada (confesso que tenho maior concentração), mas só se você puder compensar as horas de sono.
     3. CAPÍTULO POR CAPÍTULO
     Se a disputa do seu tempo de estudos contra suas leituras for muito grande, escolha 1 livro por vez no lugar de ler vários paralelamente e se conforme com o esquema step by step. Pelo menos antes de dormir ou no horário que você determinar, leia 1 capítulo (ou mais). O importante é não deixar totalmente de ler. Você também pode aproveitar os livros deixando tarefas chatas mais agradáveis: tenha sempre um livro na bolsa e fique feliz na fila do supermercado, do banco ou na sala de espera do hospital. Para isso, você também pode recorrer ao e-book.
     Enfim, é isso. Espero que tenha ajudado. Bons estudos e boas leituras! :)
POR VITÓRIA REGINA

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tudo Que Meninas Gostam © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.